quarta-feira, 20 de abril de 2011

páscoa

 É uma data muito especial, no mundo religioso e gastronomico: A PÁSCOA! tenho que agradecer minha amiga juliana ludmila (eu a chamo de lud apenas, hihi) por me incentivar a fazer a delicia mór desse feriado, ovos de chocolate. Bom, vamos começar?

Tudo começa com aquela mega barra de chocolate que é derretida. Devo dizer que eu acho tudo muito lindo, e se você lê o blog também deve gostar de cozinha e também deve achar lindo. Deve-se esfriar MUITO BEM o chocolate antes de moldá-lo. Depois de alguns tropeços aprendi que para o ovo sair da forma mais facilmente é necessaria a formação de 'cristais' no chocolate, que é feito com o resfriamento do mesmo em água fria, mas esse tipo de processo envolve o que chamamos de 'temperar o chocolate', e é preciso um ambiente refrigerado especialmente para tal, com bancadas de mármore.
Agora é a parte de moldagem dos bebês: coloque um pouco do chocolate, derretido e FRIO, na forma e espalhe. Pegue um pedaço de papel manteiga e deixe de boca pra baixo, pro excesso escorrer e ficar uma casca lisa e uniforme, e coloque na geladeira. Quando endurecer, passe a segunda camada. Aqui eu fiz a casca do ovo recheada com trufa, então eu coloquei uma outra camada de chocolate, esperei endurecer e coloquei a camada de trufa (fiz com parte do chocolate derretido misturado a creme de leite). Geladeira novamente e, quando a trufa tiver mais durinha, outra camada de chocolate.
coloque mais uma vez na geladeira. Ao ver que o ovo descolou da forma (o ar vai entrando entre a forma e o chocolate, é mágico!), é só embalar em papel chumbo e depois colocar celofani pra fazer a embalagem de 'ovo' mesmo, com as pontas pra cima e tudo mais!

2 comentários:

  1. luiza sua fanfarrona, eu queria ver o recheio!
    mais uma vez seu post foi muito sexual, como faz??

    ;**

    ResponderExcluir
  2. estou com injeva, ok. também quero saber fazer ovos de páscoa D:

    ResponderExcluir