segunda-feira, 9 de maio de 2011

salada mediterrânea

Olá de novo, vim aqui agora pra mostrar pra vocês uma invenção minha e da minha mãe na cozinha, o que aqui estou chamando de salada mediterrânea. Fizemos um tipo de salada de macarrão (devo dizer, é um ponto fraco meu, eu ADORO salada de macarrão!!!!) com folhas de espinafre, pimentões salteados (aprendi na facul e fiz em casa, hehe), tomate cereja, azeitonas pretas, hortelã, alface americana, azeite e, para dar o toque mediterrâneo, uma colhezinha e aceto balsâmico.

Comecei com o cozimento do macarrão, pois ele precisava esfriar para montarmos a salada. Escolhi parafuso, é o que melhor se enquadra para fazer salada de macarrão, né? Depois foi a vez das azeitonas pretas: tirar o caroço e espreme-las nas mãos foi a tecnica usada e, tenho que adimitir, ficou sensacional o gostinho de azeitona que eu tanto gosto. As folhas de espinafre e alface foram apenas lavadas e picadas dentro da salada, assim como o pouquinho de hortelã. Os tomates idem, apenas cortados ao meio (tomate cereja é uma fofurinha, não dá pra cozinha-los e perder toda a belezinha deles!). Antes de saltear os pimentões, eu os branqueei. Isso significa que eu coloquei os cubinhos em água fervente com um pouco de vinagre e sal e depois de 15 segundos (esse tempo de branqueamento vale apenas pro pimentão, ele é variável de acordo com o que vc quer branquear) os joguei em banho de gelo. Isso faz com que eles fiquem macios e com uma cor bem mais intensa, no nosso caso, um vermelho bem mais intenso. Saltear depois disso é simples, coloquei em uma frigideira com azeite e misturei bem, mexendo a frigideira em movimentos circulares e fazendo os cubinhos de misturarem bem, até que o pimentão fique meio adocicado e comece a dourar/murchar.

Pronto! Colocado o azeite, o aceto, e acertado o sal, foi só se deliciar. Vou dizer, estou com dó de vocês que ainda não comeram dessa salada. Ela me lembrou uma amiga, a Aryel, que adora saladas e não tem habilidades na cozinha quente, esse prato é ideal pra ela e pra quem mais quiser algo muito fácil e gostoso pra um almoço leve :)

2 comentários:

  1. hummmmmmmmmmmmmmmmmmm pareceee muitoo gostosooooooooooooooooooooooooooooo euu quero

    ResponderExcluir
  2. ou olha o bolo que eu falei pra você:
    http://www.panelaterapia.com/2011/02/bolo-arco-iris.html

    ps.: hum, salada apetitosa hehe

    ResponderExcluir