domingo, 15 de maio de 2011

escondidinho de carne seca com purê de mandioquinha

Para comemorar que ia ter um 'girl's day' com a minha grande amiga Lud (comentei dela no post da páscoa, lembram?) resolvi fazer um almocinho todo especial, e pra isso reuni duas coisas que agradam muito meu paladar. Uma delas e carne seca, a outra é mandiquinha. Vamos lá?
No dia anterior já coloquei a carne seca para hidratar, o que deixa a carne mais macia e menos salgada. De manhã, coloquei na pressão o meio quilo de carne já hidratada, por meia hora. Podia ser mais, pra ficar mais macia, mas não comprometeu nosso lindo prato. A carne é desfiada e refogada, com cebola, alho e cebolinha, e normalmente já está salgado o suficiente.


Para o purê, derreti um quarto de tablete de manteiga, aproximadamente, pra dourar cebola, alho e tomate picados. Quando este último murchar, é só colocar a mandioquinha cortada (não precisa ser pequeno, os pedaços se desmancharão e o purê se formará) e água, não precisando cobrir os pedaços totalmente. A água ajuda na incorporação do purê, que é formado apenas com a mandioquinha cozinha, sem necessidade de bater no liquidificador ou mixer, ela se desmancha em uma forma quase mágica e se precisar, para tirar algumas pelotinhas, amasse com a colher e acrescente mais água.

Montar foi fácil, é só colocar a carne seca desfiada e temperada no fundo e o purê em cima, polvilhamos parmesão ralado e assamos até dourar. É uma receita um tanto trabalhosa, mas vale muito a pena no final das contas. :)

Um comentário:

  1. Ai, que maravilha! Pena que eu não tenho paciência de desfiar essa carne mas nem a pau!

    ResponderExcluir