domingo, 8 de maio de 2011

pão de queijo

No feriado da páscoa fui visitar parte da minha familia que mora no interior de Minas Gerais, mais precisamente em Patos de minas. Claro que, além de ver meus parentes, fui desbravar a cozinha de minha tia e aprendi a fazer um clássico do estado: pão de queijo!
Orientada pela funcionária da minha tia, Branca, vi o passo-a-passo pra fazer essa delicia que tem cheirinho de fim de tarde com filme na casa da vovó, e pela primeira vez no blog (anotem,
isso está sendo inédito!)  vou postar a receita, tim tim por tim tim, pra vocês fazerem em casa

Ingredientes
1 copo de óleo
2 copos de água
3 copos de leite
1 kg de polvilho doce (pode ser o azedo também, mas a Branca fez com o doce e eu resolvi seguir.)
queijo meia-cura ralado (o mais fino possível!)
sal
8 ovos

Modo de preparo

Comece fervendo o leite, a água e o óleo, todos juntos, em uma caneca alta (daquelas de ferver água mesmo. a altura é importante pois como tudo isso vai ferver, o leite pode derramar se não tiver para onde ele 'crescer'). Misture ao polvilho enquanto ainda quente, e vá incorporando e sovando essa massa. Acrescente os ovos e misture mais. A textura que isso fica é como uma goma mesmo, é o que dá a característica do miolo do pão de queijo. Misture o queijo ralado (repare que eu não coloquei quantidade, pois isso pode ser variável, coloque o quanto quiser!). Se for necessário, coloque mais polvilho, se ficar mole demais, ou mais leite, se ficar duro demais.

Para fazer as bolinhas, unte as mãos com óleo poque vai estar grudando, e se não estiver é porque não está mole o suficiente e é necessario colocar mais leite! Depois é só colocar na assadeira e pronto, uns 20, 30 minutos no forno (médio pra alto) e ele estará com uma casquinha douradinha e bem crocante e com o meio bem assadinho e macio. No caso aqui em casa, depois de assado comemos com doce de leite, também comprado em minas, e ficou divino! Dicona pra vcs :)



2 comentários: