domingo, 15 de janeiro de 2012

Noite japonesa

Gente, comida japonesa É TUDO DE BOM! Eu acho uma delicia e aproveitando a visita de uma amiga de bauru pra cá, fomos comprar coisinhas no lugar mais apropriado: o bairro da liberdade! São Paulo é ideal pra essas idéias malucas e culinárias, se acha de tudo e mais um pouco por essas bandas :)
Fizemos sushi, temaki, shimenji na manteiga e pepininhos agridoce! Além de comprar um suquinho de uva verde em lata que é muito gostoso pra acompanhar o jantar. Delicinha, não? 




Vamos lá, começando com a entradinha na noite, pepinos...É muito simples fazer e é incrível o sabor que fica... primeiro você precisa passar o pepino naquela parte reta do ralador, ou um mandolim (clique para ver a foto, muitos não conhecem esse utensílio pelo nome), para fazer fatias muito finas. Jogue um punhado de sal e deixe descansar, isso vai desidratá-lo. Depois é só fazer um caramelo (água e açúcar na panela até dourar) e jogar os pepinos dentro! Aqui a intenção é fazer um caramelo bem ralo, uma caldinha apenas, então use o dobro de água do que usado de açúcar. 

Agora é a hora do sushi! Com um pouco de antecedência prepare o arroz (específico para sushi, compra-se em casas de produtos japoneses mesmo). Lave-o até a água sair transparente e deixe descansar por 10minutos. Cozinhe com a mesma medida de arroz e de água por aproximadamente 10 minutos e depois desligue e deixe fechado mais 10. O calor da panela terminará o cozimento, então ainda deve ter água no fundo da panela quando desligar. Enquanto quente, coloque-o em uma travessa que dê para espalhar e jogue sakê culinário kirim por cima, e misture; só então deixe esfriar com um pano úmido em cima. IMPORTANTE: só comece a montar o sushi quando o arroz estiver totalmente frio!

Os recheios podem ser dos mais variados, fica à escolha, só cuidado se resolver usar peixe fresco, é uma carne delicada e perigosa de ser manipulada! Eu fiz de kani kama, pepino, cenoura e atum em lata (se bem que não recomendo o uso do atum em lata, fica meio pesado). Essa é a parte mais fácil, montar e enrolar. pegue uma folha de alga e cubra com uma camada do arroz, lembrando sempre de molhar as mãos para que o arroz não grude, e olha que ele GRUDA! Camada feita, coloque o recheio na extensão do sushi, apenas em uma lateral, para poder enrolar. O temaki é o mesmo processo, arroz na extensão da alga... só muda o lugar que coloca-se o recheio, em diagonal. 



Cada alga enrolada rende oito lindos sushis, e a faca usada pra cortar o rolinho tem que estar bem afiadinha, além de molhada, porque o arroz vai querer grudar nela também.

Para finalizar a noite, shimenji na manteiga... é como o nome diz, manteiga em uma frigideira e coloca os shimenjis separadinhos até murchar; no finalzinho coloque shoyu (:



Nenhum comentário:

Postar um comentário