sábado, 12 de janeiro de 2013

Almoço de verão


AAAAH o verão... ele chegou aquecendo 2013 e relaxando as férias de janeiro. Eu, com algumas amigas, celebramos com um almoço e depois um dia de piscina! Tinha como ficar melhor?

Vamos ao que interessa, o cardápio!

Entrada
Vinagrete agridoce de carambola com torradinhas de pão sírio

Principal
sobrecoxa desossada com molho de mostarda e mel
Aspargos salteados
Refogado de alho poró com mix de cogumelos

Sobremesa
Mousse de chocolate com coulis de damasco

Dá até água na boca de lembrar o quão gostoso foi, não só a comida como a companhia... ainda mais que estávamos em Bauru, cidade do interior de São Paulo, onde o calor é beirando o insuportável (HAHAHA).

Para o vinagrete, não tem erro... picar e misturar! Você vai precisar de:


  • 1 cebola roxa
  • 2 carambolas
  • azeite - quanto baste
  • limão cravo - aproximadamente uns 3, eles são pequenos... mas tenha a mais pra garantir!
  • 3 colheres de açúcar + o suficiente de água pra dissolver 


A partir daí é fácil, mistura a cebola com a carambola, azeite e sal, limão; enquanto isso coloque no fogo o açúcar com a água até formar uma calda bem rala, mas não é uma água doce ein! é uma caldinha rala!
Misture tudo e voilá :)






Agora, o prato principal tem algumas etapas, então vamos por partes. Primeiro, desossamos as sobrecoxas e temperamos com orégano e alho, e deixe pegar o sabor por uns minutinhos. Quando estiver com os acompanhamentos encaminhados, começamos a saltear os filés, em uma frigideira com pouco azeite. O molho é simples, pegar mostarda djon e mel (pode ser de laranjeira ou original, mas aconselho o original) e um pouco de azeite e incorporar tudo. Se tiver com preguiça de fazer esse molho tem algumas marcas que já fazem, então é só abrir o vidro :D


Para os aspargos é simples, quando pegamos os bastões frescos e seguramos em suas pontas, e envergamos, ele quebra o finzinho dele onde ele está macio! esse truque serve pra que a parte fibrosa do aspargo seja descartada, já que não tem uma textura boa pra comer. (aqui na foto dá pra ver que quebrou meio irregular, é assim mesmo!)



Aí então branqueia-se os aspargos, ou seja, encha uma panela de água e sal e coloca os aspargos até que eles fiquem bem verdinhos e macios, mas não desmanchando ainda! Depois dessa etapa é só coloca-los em uma frigideira grande ou panela wok com um pouco de azeite e puxar a mesma pra 'selar' todos os aspargos.





O refogado também é bem simples. Fatie o talo do alho poró beeeeeeeem fininho, e os cogumelos também! eu usei shitake e portobelo, mas fica a gosto de quem faz! Com um fio de azeite refogue o alho poró, deixe murchar um pouco, depois junte os cogumelos e refogue um pouco mais. Finalize com um pouco de shoyu e, se necessário, sal (cuidado pois o shoyu costuma já ser bem salgado!)







A sobremesa é bom fazer com uma certa antecedência, quanto mais geladinho melhor! Usamos 4 claras, 8 colheres de açúcar, 300ml de creme de leite fresco e 500g de chocolate meio amargo, no mousse. Bata as claras com o açúcar, até formar picos, e reserve. Bata o creme de leite fresco também em picos e junte o merengue. Derreta o chocolate e misture tudo, e já pra geladeira!


O coulis de damasco também é simples, feito com damasco seco mesmo. Hidrate os damascos por aproximadamente 10 minutos, depois junte os damascos com a água em uma panela e adicione açúcar (a cada 200g de damasco uns 50g de açúcar).




Cozinhe até o damasco ficar macio e começar a desmanchar, e então bata no liquidificador até que forme uma geléia mais fina (se necessário pode adicionar mais água).


Gostaram? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário