domingo, 29 de maio de 2011

Brigadeirão

Tá faltando um toque açucarado por aqui né? Até eu estava cansada de taaanto sal nesse blog! Vou logo de cara avisar que o doce foi feito pela minha irmã, a layla, mas é um doce tão gostoso e tão fácil de fazer que eu simplismente tinha que compartilhar com vocês!
Receitinha linda:

  • duas latas de leite condensado
  • 5 ovos
  • uma garrafinha de leite de coco
  • chocolate em pó (cacau ou "do padre" né gente, nada de achocolatado já açucarado!)
  • manteiga (2 colheres para o doce + o suficiente para untar BEM UNTADO uma forma de vidro)
Agora é só bater no liquidificador e despejar na forma, e em 8 lindos minutos no microondas está prontinho! espere esfriar e coloque em geladeira, quanto mais geladinho melhor.


(joguei um confeito por cima pra dar um charme, hihihi...)

home made gnocchi

Aproveitei que hoje é dia 29 para fazer uma pequena tradição, comer gnocchi! Pra quem não sabe, diz a cultura popular que comer gnocchi no dia 29 com dinheiro debaixo do prato atrai mais dinheiro... Nunca saberemos se é verdade, mas é uma bela desculpa pra um almoço totalmente delicioso, né?
Foi a primeira vez que fiz o prato, mas me lembro da minha mãe ensinando a moça que cuidava de mim e da minha irmã quando crianças, e ela fazia sempre (pra minha felicidade). Já aviso que dá um certo trabalho, mas não é complicado de ser feito e vale muito a pena se vc é um grande apreciador de massas, como eu.


Primeiro passo é cozinhar as batatas, em água abundante e com um pouco de sal; quando estiverem macias, esprema-as com o espremedor de batatas em uma vasilha. Com essa massa, misture ovos e farinha.

 Para cada quilo de batata, misture dois ovos e aproximadamente duas xícaras e meia de farinha de trigo ( a farinha pode ser um pouco menos ou um pouco mais, depende da batata que vc comprar! aconselho que vc compre na feira, e peça uma batata boa para gnocchi, mais sequinha... assim vai menos farinha na massa e o sabor fica bem melhor).
 Ao misturar tudo isso, começa a diversão: fazer rolinhos e cortar os pedacinhos!

Depois de cortar, é só jogar na água fervente de novo. Pode até usa a mesma água que vc fez as batatas. Faça o molho que mais te agrada e bon appetit!

domingo, 15 de maio de 2011

escondidinho de carne seca com purê de mandioquinha

Para comemorar que ia ter um 'girl's day' com a minha grande amiga Lud (comentei dela no post da páscoa, lembram?) resolvi fazer um almocinho todo especial, e pra isso reuni duas coisas que agradam muito meu paladar. Uma delas e carne seca, a outra é mandiquinha. Vamos lá?
No dia anterior já coloquei a carne seca para hidratar, o que deixa a carne mais macia e menos salgada. De manhã, coloquei na pressão o meio quilo de carne já hidratada, por meia hora. Podia ser mais, pra ficar mais macia, mas não comprometeu nosso lindo prato. A carne é desfiada e refogada, com cebola, alho e cebolinha, e normalmente já está salgado o suficiente.


Para o purê, derreti um quarto de tablete de manteiga, aproximadamente, pra dourar cebola, alho e tomate picados. Quando este último murchar, é só colocar a mandioquinha cortada (não precisa ser pequeno, os pedaços se desmancharão e o purê se formará) e água, não precisando cobrir os pedaços totalmente. A água ajuda na incorporação do purê, que é formado apenas com a mandioquinha cozinha, sem necessidade de bater no liquidificador ou mixer, ela se desmancha em uma forma quase mágica e se precisar, para tirar algumas pelotinhas, amasse com a colher e acrescente mais água.

Montar foi fácil, é só colocar a carne seca desfiada e temperada no fundo e o purê em cima, polvilhamos parmesão ralado e assamos até dourar. É uma receita um tanto trabalhosa, mas vale muito a pena no final das contas. :)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

salada mediterrânea

Olá de novo, vim aqui agora pra mostrar pra vocês uma invenção minha e da minha mãe na cozinha, o que aqui estou chamando de salada mediterrânea. Fizemos um tipo de salada de macarrão (devo dizer, é um ponto fraco meu, eu ADORO salada de macarrão!!!!) com folhas de espinafre, pimentões salteados (aprendi na facul e fiz em casa, hehe), tomate cereja, azeitonas pretas, hortelã, alface americana, azeite e, para dar o toque mediterrâneo, uma colhezinha e aceto balsâmico.

Comecei com o cozimento do macarrão, pois ele precisava esfriar para montarmos a salada. Escolhi parafuso, é o que melhor se enquadra para fazer salada de macarrão, né? Depois foi a vez das azeitonas pretas: tirar o caroço e espreme-las nas mãos foi a tecnica usada e, tenho que adimitir, ficou sensacional o gostinho de azeitona que eu tanto gosto. As folhas de espinafre e alface foram apenas lavadas e picadas dentro da salada, assim como o pouquinho de hortelã. Os tomates idem, apenas cortados ao meio (tomate cereja é uma fofurinha, não dá pra cozinha-los e perder toda a belezinha deles!). Antes de saltear os pimentões, eu os branqueei. Isso significa que eu coloquei os cubinhos em água fervente com um pouco de vinagre e sal e depois de 15 segundos (esse tempo de branqueamento vale apenas pro pimentão, ele é variável de acordo com o que vc quer branquear) os joguei em banho de gelo. Isso faz com que eles fiquem macios e com uma cor bem mais intensa, no nosso caso, um vermelho bem mais intenso. Saltear depois disso é simples, coloquei em uma frigideira com azeite e misturei bem, mexendo a frigideira em movimentos circulares e fazendo os cubinhos de misturarem bem, até que o pimentão fique meio adocicado e comece a dourar/murchar.

Pronto! Colocado o azeite, o aceto, e acertado o sal, foi só se deliciar. Vou dizer, estou com dó de vocês que ainda não comeram dessa salada. Ela me lembrou uma amiga, a Aryel, que adora saladas e não tem habilidades na cozinha quente, esse prato é ideal pra ela e pra quem mais quiser algo muito fácil e gostoso pra um almoço leve :)

domingo, 8 de maio de 2011

pão de queijo

No feriado da páscoa fui visitar parte da minha familia que mora no interior de Minas Gerais, mais precisamente em Patos de minas. Claro que, além de ver meus parentes, fui desbravar a cozinha de minha tia e aprendi a fazer um clássico do estado: pão de queijo!
Orientada pela funcionária da minha tia, Branca, vi o passo-a-passo pra fazer essa delicia que tem cheirinho de fim de tarde com filme na casa da vovó, e pela primeira vez no blog (anotem,
isso está sendo inédito!)  vou postar a receita, tim tim por tim tim, pra vocês fazerem em casa

Ingredientes
1 copo de óleo
2 copos de água
3 copos de leite
1 kg de polvilho doce (pode ser o azedo também, mas a Branca fez com o doce e eu resolvi seguir.)
queijo meia-cura ralado (o mais fino possível!)
sal
8 ovos

Modo de preparo

Comece fervendo o leite, a água e o óleo, todos juntos, em uma caneca alta (daquelas de ferver água mesmo. a altura é importante pois como tudo isso vai ferver, o leite pode derramar se não tiver para onde ele 'crescer'). Misture ao polvilho enquanto ainda quente, e vá incorporando e sovando essa massa. Acrescente os ovos e misture mais. A textura que isso fica é como uma goma mesmo, é o que dá a característica do miolo do pão de queijo. Misture o queijo ralado (repare que eu não coloquei quantidade, pois isso pode ser variável, coloque o quanto quiser!). Se for necessário, coloque mais polvilho, se ficar mole demais, ou mais leite, se ficar duro demais.

Para fazer as bolinhas, unte as mãos com óleo poque vai estar grudando, e se não estiver é porque não está mole o suficiente e é necessario colocar mais leite! Depois é só colocar na assadeira e pronto, uns 20, 30 minutos no forno (médio pra alto) e ele estará com uma casquinha douradinha e bem crocante e com o meio bem assadinho e macio. No caso aqui em casa, depois de assado comemos com doce de leite, também comprado em minas, e ficou divino! Dicona pra vcs :)



quinta-feira, 5 de maio de 2011

sorry, honey

Gente, eu sei que eu to demorando vidas pra fazer outra postagem com mais uma delicia gastronômica, mas a faculdade tem me tomado bastante tempo! começaram as minhas aulas práticas e nesse meio tempo entre a páscoa e agora ja fiz, em aula, muitas pequenas coisinhas! minha vontade maior é tirar muitas fotos e postar aqui, mas não é permitido na cozinha nada que nao seja a mala de facas (sad, no?)

prometo que tentarei me redimir com vcs no dia das mães, quam sabe não rola um almocinho especial por aqui, não é?
:)